Praça da Liberdade, construída na época da fundação da capital mineira para abrigar os prédios oficiais do governo. Na foto, as palmeiras imperiais da praça.

 

A capital de Minas Gerais possui 2,5 milhões de habitantes (2013). Surgiu como um pequeno povoado no século 18 chamado Curral del Rei.

Escolhida para ser a nova capital do Estado, no final do século 19, a cidade, que passou a se chamar Belo Horizonte, ganhou largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas. Na primeira metade do século 20, BH prosperou enormemente com  industrialização da região.

Belo Horizonte foi a quarta capital no Brasil que nasceu de forma planejada, depois de Salvador (1549), Terezina (1852) e Aracaju (1855).

Mais: Museus de BH e Hotéis

 

Vista aérea de BH, com destaque para o Parque Municipal, no Centro de BH. Inaugurado em 1897, o parque abriga árvores centenárias, é um refúgio para a fauna silvestre e uma excelente opção de lazer.

 

Minas Gerais

 

 

Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha. Inaugurada em 1943, segundo o projeto de Oscar Niemeyer e painéis de Portinari, com cenas da vida de São Francisco. Tornou-se um dos principais cartões postais de BH.

 

 

 

Mapa BH

 

Belo Horizonte

 

 

Belo Horizonte

 

 

Pampulha

 

Turismo MG

 

 

Foto: Prefeitura BH

 

Copyright © Guia Geográfico - Minas Gerais Turismo, instituições de ensino do Estado - MG.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte